segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Poesia

A poesia

O texto “Brincando com as palavras” enfatiza a importância do gênero poesia e o quanto o envolvimento do professor com seu aluno nesse trabalho é enriquecedor. Estar comprometido com a leitura/produção poética é estar abrindo caminhos para uma nova leitura de mundo e também construindo novas formas de reflexão e aprendizagem através dessa apreciação lúdica e tão estimulante. O trabalho com poesias deve trazer prazer, liberdade e também seriedade, pois usando estratégias capazes de aguçar a sensibilidade da criança e do adolescente, possivelmente estes conseguirão ser bons leitores/escritores. Nada fascina mais que poder soltar a imaginação, a fantasia e a criatividade, então, por que não fazer disso ponto de apoio para motivar no momento de construir conhecimento e aprendizagem? Devemos começar o mais cedo possível a estabelecer o contato de nossas crianças com a poesia. Com certeza, isso só vai despertar o que elas têm de melhor. Cantigas de roda, parlendas, trava-línguas e tantas outras formas de poesia são combustíveis para incendiar essas cabecinhas tão criativas e sempre prontas para descobrir, para nos emocionar e nos ensinar a ver tudo de maneira mais simples, mais suave e mais verdadeira. Afinal, poesia é pura emoção.

                                                    Pássaro em vertical

                                                Cantava o pássaro e voava
                                                                  cantava para lá
                                                voava para cá
                                                voava o pássaro e cantava
                                               de
                                                   repente
                                                              um
                                                                   tiro
                                                                       seco
                                                           penas fofas
                                                          leves plumas
                                                          mole espuma
                                                            e um risco
                                                               surdo

                                                                  n
                                                                  o
                                                                  r
                                                                  t
                                                                  e
                                                                  -
                                                                  s
                                                                  u
                                                                  l.

                        Libério Neves. Pedra solidão. Belo Horizonte, Edições    Movimento Perspectiva, 1965.

2 comentários:

  1. Muito lindo o texto reflexivo sobre poesia e o poder da palavra em suas mais diversas representações e recriações. A criança é o referencial sincero e capaz de trazer à tona novas possibilidades de leituras, por isso a importância de estimulá-la à expressar seu imaginário e sua fantasia.
    As palavras de "Passaro em vertical" são fortes e significativas na reprodução de uma realidade destrutiva, e a criança é capaz o bastante não só de compreender, mas de assimilar e condenar quem destrói a natureza.
    Abraço carinhoso
    Profa. Marilene

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  2. Ótimas reflexões... bela poesia!
    Parabéns ao grupo! Gostei também da referência ao final do post, mostrando a obra de onde vocês retiraram o poema.
    Abraços
    Kátia

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