Experimentação de práticas de leituras: proposta de intervenção pedagógica
Grupo mediadores 4:
Pólo Educacional Superior em Restinga Sêca. Componentes do Grupo: Adriana H., Lucas Luiz K., Rita de Cássia F. e Suzete D.
Atividade de encerramento do curso: prática leitora multimidial
Público-alvo: adolescentes leitores das séries finais do ensino médio
Objetivo da prática leitora: tomando por base os recentes episódios relacionados aos desastres ambientais na serra do Rio de Janeiro e às grandes enchentes ocorridas na região central do Rio Grande do Sul no verão de 2010, traçar um paralelo entre as informações geográficas, ambientais e antrópicas, pertinentes a ambos os eventos excepcionais de “fúria da natureza” frente à atividade humana e às respectivas áreas atingidas e suas características naturais.
Materiais e recursos utilizados:- Leitura de textos jornalísticos, consultando na internet (http://www1.folha.uol.com.br/especial/2011/tragedianaregiaoserranadorj/) o especial do Jornal Folha Online sobre os recentes desastres ambientais na serra fluminense; visita e consulta a biblioteca municipal de Restinga Sêca para pesquisar sobre os desastres do verão de 2010 (queda da ponte sobre o Rio Jacuí) na região central do RS, bem como consulta/pesquisa ao jornal virtual Zero Hora sobre a referida enchente;
- Leitura de mapas: Por fim, analisar via aplicativo Google Maps e Google Earth as imagens de satélite de ambas as regiões, se possível o antes e o depois, bem como utilizar o aplicativo Google Panorâmico para observar fotos das paisagens em perspectiva tiradas pelos moradores locais.
Queridos componentes do blog: esta atividade será, com certeza, muito rica am conscientização ecológica e ambiental para alunos do final do ensino fundamental, médio e até para adultos, pois trata-se de mostrar as consequências da devastação, poluição e consumismo que degradam o nosso planeta. Excelente ideia de traçar um paralelo entre a tragédia local de Restinga Sêca (queda da ponte) com as que ocorrem no verão na serra carioca, usando recursos multimídia do buscador Google!
ResponderExcluirParabéns e continuem alimentando este blog com práticas de leitura críticas e criativas.
Abraços
Kátia
Grupo Mediadores 4 !
ResponderExcluirVocês estão de Parabéns, a atividade está excelente. A ideia da conscientização ambiental é muito pertinente dado que estamos vendo tantas tragédias naturais. É importante os nossos estudantes terem essa consciência do cuidado com a natureza e sua preservação. A ideia da ferramenta de busca do Google também é muito pertinente, já que encontramos muitas informações com esta ferramenta. No entanto, é importante, lembrá-los de sempre consultarem os sites e verificar se as informações são realmente, fidedignas.
No mais, APROVEITEM AS FÉRIAS !!! O sol está muito quente e vamos descansar.
Abração a todos e a todas com muito carinho e já com muitas saudades, da Tutora Tecnológica, Cristiane Koehler.