terça-feira, 11 de janeiro de 2011

ETERNOS TRIÂNGULOS

João e José eram amigos de infância. Na adolescência, muito acamparam na praia das Tunas. Mas como o tempo nada perdoa, cada um seguiu seu destino. João se formou em Agronomia. Foi para o exterior, viajou muito. Progrediu. José, que sempre foi um boêmio, preferiu ficar por Restinga, fazendo bicos, puxando saco de político e conseguindo umas mamatas aqui e ali. Naquele ano, excepcionalmente, conseguiu uma boca no Candeeiro da Canção Nativa, festival que acontece na cidade, como carregador de instrumentos. Foi nessa época que João regressou à cidade natal. Depois de doze anos, voltava e, por sinal, muito bem acompanhado da esposa, Charlotte. Mulher bela, logo chamou a atenção de todos na pequena cidade. No reencontro dos amigos, durante o festival, a amizade se renovou e junto com ela, o interesse nada discreto de José. Entre uma música e outra, os olhares do casal se cruzavam e, no final, ficou evidente uma grande atração entre eles. João e Charlotte vieram para uma temporada de dois meses, porém a decisão de fixar residência foi incentivada pelo amigo e, claro, pela jovem senhora.
Depois disso, não deu outra: estava formado o triângulo. A paixão entre os dois era tão intensa que pouco se preocupavam com a discrição. Até viajavam juntos para a cidade vizinha, Santa Maria, com a desculpa de que Charlotte precisava de roupas de grife, perfumes importados ou porque sentia saudades dos shoppings. Como João estava atarefado com o trabalho nas fazendas da região, não se importava e até incentivava a companhia do amigo.
Numa dessas idas a Santa Maria, passaram diante de um bazar chamado “A cigana” e a jovem enamorada fez questão de chegar. Deslumbrada pelos objetos, velas, incensos, bijuterias, foi até o balcão. A vendedora, que usava vestido e ornamentos ciganos, perguntou:
- Boa tarde. Deseja algo?
- Por favor, a senhora pratica a quiromancia?
José se assustou e cutucou Charlotte. Esta nem ligou e aguardou a resposta da cigana.
- Sim. Esmeralda vê passado, presente e futuro. Queres uma consulta?
- Com certeza. Agora mesmo se puder. Fique aqui, José não quero que descubras meus segredos... – disse Charlotte, dando uma risadinha irônica ao amante.
- Que remédio... – deu de ombros o rapaz.
Enquanto a jovem consultava, ele passou os olhos pela loja. Havia livros diversos; a grande maioria, religiosos. Um lhe chamou a atenção por destoar de todo o resto: Contos de Machado de Assis. Começou a folheá-lo. E novamente sua atenção foi despertada, no entanto por um título em especial: “A cartomante”. Um calafrio percorreu seus ossos. Lembrava daquela história. Lera no ensino médio e inclusive, apresentara um trabalho na aula de Literatura sobre ele. Lembrava, principalmente de como terminava. “Nossa! Como fui rever essa história depois de tanto tempo? Quer saber: há mais mistérios entre o céu e a Terra que eu não quero ir para o inferno... Tô indo nessa... Não tem tesão que possa destruir uma amizade de tantos anos.”
Nesse momento, Charlotte aparece pálida e percebe também a palidez do rapaz.
- José, não é por nada, mas acho que não podemos mais ficar juntos... Sabe, a cigana...
- Tudo bem, Charlotte, tudo bem. Também acho que estamos precisando dar um tempo. E quer saber: volte para Restinga agora e vá ser feliz. Por que eu tô indo, ou melhor, fui!!!!!
E o rapaz saiu da loja, deixando a jovem entre surpresa e decepcionada:
- Achei que ele fosse implorar para ficarmos juntos!!!
E saiu chorando porta a fora. A cigana olhou e balançou os ombros:
- Eu, hein! É cada um que me aparece... “Quanto mais eu rezo, ...
E voltou a atender o balcão, pois mais uma cliente entrara na loja.
- Boa tarde. A senhora põe cartas?

2 comentários:

  1. Olá! Gostei muito desta releitura: praia das Tunas, Candeeeiro da Canção Nativa, passeios a Santa Maria! E o casal escapa do final já escrito por Machado, graças ao conto do próprio escritor... Bem legal esta solução! Parabéns pela criatividade!
    Abraços
    Kátia

    ResponderExcluir
  2. Caro grupo Mediadores4!

    Parabéns pelo tom místico da releitura do Conto A Cartomante. Ficou bem legal o respeito ao sinal de alerta, a tempo de evitar uma tragédia.
    Destacaram a importância de dar valor aos pequenos detalhes que fazem a diferença.

    Gostei muito. Aproveitem para divulgar o blog.

    Abraço carinhoso
    Profa.Marilene

    ResponderExcluir